quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Você já é um Cuidador Amoroso

Você, que está aí, sentado na sala de espera de um hospital, ansioso por notícias, tenso porque qualquer cirurgia envolve riscos. Milhões de pensamentos girando a 1.000 por hora. Olho no relógio a cada instante. Ansioso por notícias. Angustiado e olhando para a porta pela qual sairá o médico-chefe operador para lhe comunicar o êxito/não-êxito da cirurgia. Você já é um Cuidador. Veja por que:
  1. Você perambulou por vários centros médicos.
  2. Ouviu os diagnósticos mais diversos; alguns animadores, outros nem tanto. Ou, pior ainda, controversos.
  3. Pesquisou na Internet para saber o máximo sobre a doença: causas, conseqüências em curto, médio e longo prazo; possíveis meios de cura. Ou as possíveis alternativas para garantir uma sobrevida, à espera de algum milagre espiritual ou da ciência.
  4. Reuniu todos os exames num CD e os enviou aos maiores centros especializados do mundo, à espera de um diagnóstico alentador.
  5. Fez amizade com vários portadores da mesma doença, pois freqüenta quase os mesmos centros médicos. Se não o fez, saia logo de sua conchae comece a fazê-lo. É bom ouvir as experiências deles – sejam de fracassos ou conquistas – não só para conhecer alternativas de tratamento, mas também para tecer um rede de solidariedade e de comunicação, que pode ser valiosa.
  6. Cuidou que todos os membros da família se sentissem incluídos, cada um deles encarregado de uma tarefa, por mínima que seja.
  7. Pediu apoio moral e espiritual (rede de orações e pensamentos positivos) para você e o Cuidado, seus familiares, amigos e colegas.
Julgamos que quem passou por todas essas fases já é um Cuidador Amoroso, porque essas provas envolveram sabedoria para aceitar a realidade, acumular experiências e força para superar limites emocionais e físicos até então inimagináveis. E já se tornou um Cuidador Amoroso, porque permitiu refletir-se na dor do outro, tornar-se um ser tocante e senciente para acolher a um outro, ansioso por ser amado, tocado e sentido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário