quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Agora, falemos com Deus

Fazer orações, na verdade, é estabelecer um diálogo com Deus.
Conversar com Deus é agradecer pelas benesses concedidas no dia que passou e pedir que nos carregue nos Seus braços amanhã.

A oração de Jabez, que fazíamos todos os dias, sempre que necessário, na verdade é um pequeno texto inserido em 1Crônicas 4:9,10. Escondido no meio da descrição da árvore genealógica da família de Israel, encontra-se a história de um homem, que tinha tudo para não dar certo na vida. “Foi Jabez mais ilustre do que seus irmãos; sua mãe chamou-lhe Jabez, dizendo: porque com muitas dores o dei à luz. Jabez invocou o Deus de Israel, dizendo:
Oh, Deus/ que me abençoes/
que me amplies as fronteiras/
que seja comigo a tua mão/
e que me preserves de todo o mal/
para que não me sobrevenha aflição.
E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido”.

O ser humano, porque procede de Deus, pode e deve cultivar o espaço do Divino, abrir-se ao diálogo com Deus, confiar a Ele o destino de sua vida e encontrar n’Ele o sentido da morte.

Vá a missas e cultos, se possível, com outra pessoa.
Em Little Rock, o casal Tom e Judy Adam, o reverendo Del Farris, e particularmente o pastor Sidney Carswell (que falava português, pois morou em Itacoatiara, no Amazonas, durante 16 anos) foram meus amparos espirituais. E Jean Sutowski, minha vizinha de apartamento, era a companhia freqüente para ir às missas de domingo, na Igreja das Santas Almas.

Faça meditação a sós ou com outros.
O curso de meditação que fiz na Brahma Kumaris, há muitos anos, foi uma de minhas fortalezas. Como Cuidadora, posso afirmar que este canal de conversação com Deus, extremamente intimista, é um carregador/difusor de energias sem igual, que alimenta a brasa interior da contemplação e da oração, para que nunca se apague a chama da fé, do amor e da misericórdia.

Segundo Leonardo Boff, cuidar do espírito significa cuidar dos valores que dão sentido à nossa vida e das significações que geram esperança para além da morte. Cuidar do espírito implica colocar os compromissos éticos acima dos interesses pessoais ou coletivos. Significa especialmente cuidar da espiritualidade vivenciando Deus em tudo e permitindo seu permanente nascer e renascer no coração. Assim, com serenidade e jovialidade, nos encontraremos preparados para a derradeira travessia e para o grande encontro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário