quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Como nasceu o Cuidado

Para ilustrar a importância do Cuidado, vamos nos valer de uma narrativa muito antiga, de origem grega, reelaborada por Higino, que morreu no ano 10 de nossa era. Higino, homem de múltiplos interesses intelectuais, adaptou-a aos termos da cultura romana, e nós a trazemos para você, pelo sentir de Leonardo Boff, em magnífica tradução livre da versão latina de Higino.

“Certo dia, ao atravessar um rio, Cuidado viu um pedaço de barro. Logo teve uma idéia inspirada. Tomou um pouco do barro e começou a dar-lhe forma. Enquanto contemplava o que havia feito, apareceu Júpiter.
Cuidado pediu-lhe que soprasse espírito nele. O que Júpiter fez de bom grado.
Quando, porém, Cuidado quis dar um nome à criatura que havia moldado, Júpiter o proibiu. Exigiu que fosse imposto o seu nome.
Enquanto Júpiter e Cuidado discutiam, surgiu, de repente, a Terra. Quis também ela conferir o seu nome à criatura, pois fora feita de barro, material do corpo da Terra. Originou-se então uma discussão generalizada.
De comum acordo pediram a Saturno que funcionasse como árbitro. Este tomou a seguinte decisão que pareceu justa:
Você, Júpiter, deu-lhe o espírito; receberá, pois, de volta este espírito por ocasião da morte dessa criatura.
Você, Terra, deu-lhe o corpo; receberá, portanto, também de volta o seu corpo quando esta criatura morrer.
Mas como você, Cuidado, foi quem, por primeiro, moldou a criatura, ficará sob seus cuidados enquanto ela viver.
E uma vez que entre vocês há acalorada discussão acerca do nome, decido eu: esta criatura será chamada Homem, isto é, feita de húmus, que significa terra fértil.”

Qual é a conclusão desta narrativa?

Que o cuidado delegado a Cuidado tornou-se a verdadeira e eterna essência do ser humano. Que cada pessoa é digna de ser amada e respeitada, porque primeiro foi amada por Deus, e esse amor deve ser estendido ao longo de sua vida. Cuidado que se traduz como preocupação, estima e senso de responsabilidade pela pessoa amada ou por um objeto.

Cuidar do corpo de alguém é prestar atenção ao sopro que o anima, resumia um mestre do espírito.

Cuidado tem, na verdade, quatro letras de intensidade divina: Amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário