quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Explore as papilas gustativas

Os humanos adultos possuem cerca de 10.000 papilas gustativas; os coelhos, 17 mil; os papagaios, só 400 e as vacas, 25.000. As papilas morrem e se renovam a cada semana ou 10 dias. A partir dos 45 anos, elas são substituídas com menos intensidade, daí nosso paladar se tornar mais embotado, e sentirmos saudades das deliciosas e incomparáveis empadinhas do tempo da infância. Com a ponta da língua, sentimos os temas doces; os amargos com a parte de trás; os azedos com as laterais e os salgados em toda a extensão, mas principalmente na parte frontal.

Prepare os pratos prediletos do Cuidado

Dieta alimentar nem sempre é sinônimo de coisa insossa e desbotada. Por mais restrita que ela seja, é sempre possível apresentá-la de modo apetecível aos olhos e ao paladar. Lembrei-me neste instante do grande mestre da cozinha catalã, Ferran Adrià, que em sua Escola de Culinária, dispõe de um refinado centro de estudos dos alimentos.

Ele destina parte de seus ganhos para pesquisas de cardápios para pessoas com restrições alimentares, em que apregoa justamente que ao paciente é necessário conservar-lhe o prazer da boa mesa. Ainda que restrita.

Seduza as papilas gustativas

Com as cores, formatos, texturas, temperaturas e aromas dos ingredientes: o vermelho dos morangos, o perfume adocicado do melão, o pungente sabor de um gengibre, o gelado de um sorbet.

Enfeite os pratos, faça-os bem coloridos. Para as crianças, faça caretinhas, lebres, flores.

Para os adultos, escreva até uma mensagem – Te amo – com vagens, cenouras, aspargos, tomates, ovos cozidos, o que sua imaginação inventar.

Há que se lembrar também de importantes contribuições de nutricionistas e especialistas em dietas alimentares para diabéticos, pessoas portadores de câncer, de ácido úrico, de intolerância ao glúten, bem como textos voltados a indicar alimentos apropriados a prevenir ou a curar processos inflamatórios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário