quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Começando pelo riso

A Ciência definitivamente já comprovou o grande poder de cura pelo riso. Estudos conduzidos no Japão e em Loma Linda, na Califórnia, chegaram à conclusão de que doentes expostos ao riso tiveram aumentados os níveis de imunoglobulina e de células sadias.

Explica-se: coração e pulmões são estimulados. O coração bate mais rápido e a pressão arterial se eleva temporariamente. Você respira mais profundamente e oxigena maior volume de sangue. Seu corpo libera endorfinas, seu natural matador de dores, e você produz mais imuno-células. Você queima 78 calorias a mais do que se estivesse em estado de repouso. Seu diafragma, músculos faciais e todos os órgãos internos são chamados a praticar uma espécie de ginástica sem sair do lugar.

Depois que você riu, seus músculos e artérias relaxam. Isto é magnífico para diminuir a dor. Também, sua pressão sangüínea baixa e seu pulso cai abaixo do normal por alguns momentos. Alguns pesquisadores afirmam que tudo isto também auxilia a digestão.

O caso do ex-editor do Saturday Review, Norman Cousins, que escreveu sobre sua autocura de uma doença degenerativa conhecida como espondilite ancilosante (inflamação de uma ou mais vértebras, tendente a imobilizar as articulações afetadas) é altamente esclarecedora. Suas chances de recuperação, segundo os médicos, eram de uma para quinhentas. Ele avisou seus médicos que iria parar de tomar os remédios e passou a assistir a todos os filmes divertidos que constavam dos catálogos e a ler os cômicos de sua preferência. Para grande espanto dos médicos, recuperou a saúde e voltou às suas atividades anteriores.

No dia da primeira cirurgia, eu carregava um pequeno livro de excertos bíblicos, e abri por acaso, uma página com o texto: “Um coração alegre dá boa cura; mas um espírito alquebrado, seca até os ossos.” (Prov. 17:22).

Mais tarde, em uma das revistas da Fundação dos Amigos do Arkansas Children’s Hospital, li e anotei: A merry heart makes a cheerful countenance, but low spirits sap a man’s strength”, que livremente traduzi: Um coração alegre faz um semblante feliz, mas um triste, consome as forças de um homem.

E segundo depoimento da Bia, ela nunca me viu de mau humor. Poderia dizer que a Vida me deu um limão e eu fiz dele uma limonada. Prefiro, porém, citar um provérbio chinês:

Você não pode impedir que os pássaros da tristeza voem sobre a sua cabeça, mas, pode, sim, impedir que façam um ninho em seu cabelo.

Um comentário:

  1. Olá Braga,
    Parabéns pela postagem. De fato o Riso tem um grande poder Transformador e faz um enorme bem tanto para o nosso organismo, quanto para a nossa alma. Concorda? Eu acredito tanto no Poder do Riso que me dedico a divulgar seus benefícios para o maior número possível de pessoas.
    Convido você a visitar meu blog: http://doutorrisadinha.blogspot.com e conhecer um pouco mais desta minha missão de vida.
    Lute para continuar mantendo o Riso sempre presente em suas postagens.
    Abraços, SORRIA E TENHA UM BOM DIA
    Marcelo Pinto (Doutor Risadinha)

    ResponderExcluir