quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Apresentação

Este pequeno livro relata uma experiência ímpar, vivida em 2007 por mim e por minha filha Beatriz, a Bia, em Little Rock, Estado de Arkansas, nos Estados Unidos. Era necessário que Bia se submetesse a uma cirurgia para corrigir uma malformação venosa congênita, procedimento impossível de ser executado no Brasil. Lá, ficamos no Arkansas Children’s Hospital, onde tivemos oportunidade de verificar como funcionam as redes de Cuidadores e também experienciar meios para nos fortalecer e driblar a solidão, a tristeza, o medo e a incerteza.

Juntas, resolvemos colocar no papel toda essa vivência, e, para grande surpresa, verificamos que tudo se resumiu na união do que há de melhor nas energias e sentimentos de todas as pessoas envolvidas: de familiares e amigos; de médicos e enfermeiros; de colegas de trabalho, de grupos de orações e de festas, de brasileiros residentes em Little Rock e de seus amigos americanos.

Particularmente, senti que minha certificação, pela Case Western Reserve University, na metodologia da Appreciative Inquiry (ou investigaçãoapreciativa), desenvolvida pelo norte-americano David Cooperrider, que procura extrair a excelência das pessoas em várias situações de vida, contribuiu de maneira prodigiosa na recuperação da Bia e na minha fortaleza como Cuidadora.

Devo esclarecer que a consciência desse fato somente emergiu após o nosso retorno ao Brasil, quase cinco meses depois, quando todas as sugestões curadoras já haviam sido anotadas. Creio que, de algum modo, assimilei a metodologia e a apliquei inconscientemente, adaptando-a à situação em que estávamos envolvidas.

E deixou-nos claramente evidenciado que crenças afirmativas de qualquer espécie, trazidas pela resposta da Pesquisa Apreciativa, resgatam padrões de ativação de células nervosas no cérebro associados ao bem-estar físico e mental.

Avalio agora, também, que Deus nos colocou nessa experiência para que pudéssemos transmitir, em linguagem simples e direta, a tantas outras pessoas que estão sendo provadas como Cuidadoras, que é possível ajudar a curar quem está sob nossos cuidados, e ao mesmo tempo, preservar a saúde física, mental e espiritual do Cuidador.

Assim que você se dispuser a colocar em prática nossas sugestões, gostaríamos que se considerasse acompanhado por nós: você, sentado, com o livro aberto, atento. Nós, ao seu lado, amparandoo, abrindo-lhe a alma e a mente para conhecer as vivências do outro, e compartilhar dessa maravilhosa experiência que é a troca de emoções. Emoções que são poderosas, porque particulares e únicas para cada um de nós. E que vale a pena conhecer.

A quem se destina

Nosso maior desejo é que este livro seja fonte de inspiração para:

Profissionais da saúde,
Cuidadores, sejam eles familiares,
amigos ou voluntários,
Conselheiros espirituais,
Pais,
Professores.
Todos aqueles chamados a nutrir
com o melhor de seu Amor
o seu semelhante,
doente de corpo,
doente de espírito,
ou doente de alma.

E muito especialmente a uma boa parcela da população brasileira que deverá estar preparada para cuidar, até 2025, do 6º maior contingente de idosos no mundo, ou seja, 23 milhões de pessoas acima de 75 anos. Segundo o IBGE, todo ano se incorporam à população brasileira 650.000 idosos. Este número causará forte impacto principalmente no setor da saúde. As patologias crônico-degenerativas, como acidentes cérebro-vasculares, isquemias do coração, neoplasias, diabetes, mal de Alzheimer, demências e imobilidade parcial ou total, vão demandar um aparato cada vez maior, mais complexo e qualificado de hospitais, equipamentos e corpo médico. Esses fatores, agravados ou causados pela solidão (determinada pelo padrão de famílias menores, com marido e mulher trabalhando fora, portanto, sem tempo para cuidar deles) e baixo nível socioeconômico da maioria dos idosos, irão exigir de toda a sociedade atitudes de cooperação e muita compaixão pelo semelhante que está doente.

Apesar de ser um quadro preocupante, o país tem de se preparar para enfrentar tal desafio. Este manual pretende ser um apoio para motivar e apoiar os Cuidadores desta futura população de idosos.

O que pretende

I – Informar com humildade
II – Sugerir com respeito
III – Compartilhar com o coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário