quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Entender para poder cuidar

Cuidador ou caregiver nos Estados Unidos é o termo usado para a pessoa que zela pela saúde dos pacientes em hospitais, casas de repouso para idosos e pessoas acometidas por doenças como mal de Alzheimer, câncer ou distúrbios mentais. Trata-se de uma vasta rede, com endereços físicos e virtuais, revistas e jornais próprios, lojas fornecedoras de roupas especiais, móveis ergonomicamente construídos e diversas outras facilidades.

Cuidar procede do latim curare, e quer dizer curar, proteger, ser protetor. Cura, em inglês heal, vem de wholeness, que designa o todo, a completude corporal e espiritual. Em português, a palavra enfermeiro vem do latim infirmare – o que não se firma nas pernas (como as crianças, os doentes e os idosos) e em inglês, nurse, deriva do verbo nurse, que quer dizer nutrir.

Cuidado designa, pois, uma atenção, um zelo, um desvelo para a experiência do adoecimento – físico, mental ou espiritual – e envolve naturalmente as práticas de promoção, proteção ou recuperação da saúde. O cuidado acompanha o ser humano desde o seu nascimento até a morte. Basta atentar para os vários cuidados ao longo da vida do homem: cuidado no pré-natal, no nascimento; cuidado ao educar as crianças e os adolescentes; cuidado em não expor as populações a situações de risco; cuidado para não contaminar as águas, os rios e o ar, nem poluir o meio ambiente; cuidado para conservar uma relíquia de família. Cuidado envolve o homem em si, em relação aos seus semelhantes, ao meio ambiente e à sua espiritualidade.

Quando se planta cuidado colhe-se gratidão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário