quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Apêndice I

Para saber um pouco mais

1. Algumas frases inspiradoras encontradas na Bíblia

Todas as citações bíblicas que seguem foram retiradas da Bíblia Sagrada, edição pastoral, das Edições Paulinas, porque traduzem o pensamento em linguagem simples, evitando construções rebuscadas e palavras de uso menos comum.

Alegria é vida
Não se deixe dominar pela tristeza, nem se aflija com preocupações. Alegria do coração é vida para o homem e a satisfação lhe prolonga a vida. Anime-se, console o coração e afaste a melancolia para longe. Pois a melancolia já arruinou muita gente. Inveja e ira encurtam os anos, e a preocupação faz envelhecer antes do tempo. Coração alegre favorece o bom apetite e faz sentir o gosto da comida. (Eclesiástico, 30, 21:25)

Todas as coisas são boas
Cresçam como roseira plantada à beira d´água corrente. Espalhem bom perfume como incenso e floresçam como lírio. Espalhem perfume e entoem um cântico ao som de cítaras. (Eclesiástico 39, 12:15)

Deus deseja que você seja
...como a árvore plantada junto d´água corrente e fresca: que dá fruto no tempo devido, e suas folhas nunca murcham. Tudo o que fizer, será bem sucedido. (Salmos 1, 3)

A proteção que vem de Deus
Quem me protege é Deus, que salva os corações retos. (Salmos 7, 11)

Confiança em Deus
...pois ele ordenou a seus anjos que o guardem em seus caminhos. Eles o levarão nas mãos, para que seus pés não tropecem em pedras. Você caminhará sobre cobras e víboras, e pisará leões e dragões. Eu o livrarei, porque a mim se apegou. Eu o protegerei, pois conhece o meu nome. Ele me invocará e eu responderei. Na angústia estarei com ele. Eu o livrarei e glorificarei. Vou saciá-lo de longos dias e lhe farei ver a minha salvação. (Salmos 90, 11:16)


2. Frases inspiradoras de outros autores

“O segredo para melhorar a memória é se concentrar nas lembranças positivas e exaltá-las permanentemente”. (Suryavan Solar)

Mude o paradigma de suas perguntas. Em vez de perguntar a seus familiares (amigos e colaboradores) o clássico: Como foi teu dia hoje? Experimente perguntar: “Qual foi o teu melhor momento, hoje?”. Você irá perceber melhoras sensacionais nos relacionamentos”. (Ronald Fry, consultor do Appreciative Inquiry).

“Olhe cada pessoa que encontres como se ela estivesse te trazendo um grande segredo”. (Dugpa Rimpoche)

“O amor é uma grande força de cura.” (Dugpa Rimpoche)

“A dignidade não é uma estação de chegada. Ela é uma maneira de viajar”. (Conclusão de um dos grupos de estudos do BAWB de Fortaleza, Brasil, em 2006)

“Oh, Senhor, eu não peço tarefas à altura de minhas forças: peço forças à altura de minhas tarefas.” (Phillips Brooks – 1835-1893).

“Dá Cristo ao mundo, não o mantenhas para ti mesmo, e ao fazê-lo, usa as tuas mãos” (Madre Teresa de Calcutá)

“O corpo deve se proteger da máquina. Esta o ronda perigosamente. Lá onde o corpo é corpo, memoriza no que faz, sua corporeidade. E assim, antigamente como hoje, ainda é o corpo e não a máquina que enche de alegria o coração da gente”. (Arcângelo Buzzi)

“Alguns dizem que o que há de mais belo na terra é um esquadrão da cavalaria; outros, um exército de guerreiros apeados; outros ainda, uma esquadra de navios; mas o mais belo é ser amado por quem o coração suspira”. (Safo)

“Quem ensinasse os homens a morrer, os ensinaria a viver.” (Montaigne)

“Seja você a mudança que deseja ver no mundo”. (Mahatma Ghandi)

“Mas se Deus é as flores e as árvores/ E os montes e o sol e o luar/ Então acredito nele./ Então acredito nele a toda hora./ E a minha vida é toda uma oração e uma missa/E uma comunhão com os olhos e pelos ouvidos” (Fernando Pessoa, in Poemas de Alberto Caeiro)

“Deus...é um Deus de amor e de consolação, é um Deus que enche a alma e o coração daqueles que Ele possui; e lhes faz sentir interiormente a misericórdia infinita”. (Blaise Pascal, in Pensées).”

“Não devemos permitir que alguém saia de nossa presença sem se sentir melhor e mais feliz”. (Madre Teresa de Calcutá)

“Parecia-me deveras insuportável olhar para leprosos. E o Cuidado me conduziu entre eles. E o que antes me parecia amargo se converteu em doçura da alma e do corpo.” (Francisco de Assis, in Testamento)

“É o Cuidado que vincula as ocupações e preocupações às coisas e às pessoas. O estar junto é sempre obra do Cuidado que se compadece do humano, seja ele meu, teu ou seu”. (Arcângelo Buzzi)

“O valor das coisas não está no tempo em que elas duram. Mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem: momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas insuperáveis, como você, que hoje está sentado ao nosso lado. (Adaptado por nós, de um poema, atribuído a Fernando Pessoa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário